Responsabilidade Social Corporativa: Importância para Empresas

Descubra a importância da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para empresas. Compromisso social, sustentabilidade e reputação positiva. Saiba mais!
Tempo de Leitura: 3 minutos
A RSC é um dos principais elementos do conceito ESG, pois faz parte do DNA das empresas conceituadas do mercado moderno. Leia o artigo!

Sumário

Nas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova consciência no mundo dos negócios, após profundas reflexões sobre o impacto que as empresas podem ter sobre a sociedade. O entendimento de que empresas desempenham um importante papel e influenciam na realidade social resultou numa ampla mudança da mentalidade do mundo corporativo. Com a compreensão de que o estabelecimento de relações positivas gera benefícios para a sociedade e para as empresas, novas políticas organizacionais surgiram. 

A responsabilidade social corporativa não só é um dos principais elementos do conceito ESG, pois também faz parte do DNA das empresas melhores conceituadas do mercado moderno. Não se pode mais ignorar a necessidade do compromisso das empresas com a responsabilidade social, já que o próprio mercado consumidor trata de valorizar as marcas que tenham tal comprometimento, em detrimento de outras que ignoram essa realidade. 

Desenvolver um conjunto de ações positivas e bem estruturadas, com foco no bom ambiente de negócios e na qualidade de vida dos colaboradores, traz também excelentes resultados para as empresas, como a valorização da marca através do marketing positivo, aumento da produtividade da equipe e maior atratividade para investimentos.

Responsabilidade Social Corporativa (RSC) – o que é?

A responsabilidade social corporativa baseia-se em um compromisso sólido das empresas com um conjunto de condutas e ações de governança, fundamentadas na ética, no desenvolvimento econômico e no ambiente de negócios que proporcione uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Existem diferentes linhas de comprometimento, tais como: causas ambientais, direitos humanos, equidade de gêneros, diversidade, inclusão, ética empresarial, causas trabalhistas, etc. Assumir compromisso com a responsabilidade social corporativa significa dizer que as empresas não ignoram os problemas sociais existentes e buscam participar ativamente da construção de um ambiente de negócios mais positivo, inclusivo e harmonioso. 

Ações fundamentais para implementação da RSC

  • Igualdade de oportunidades e progressão de carreira para seus funcionários, sem discriminação de gênero, etnia, religião, condição social ou orientação sexual.
  • Criação de um ambiente seguro para funcionários, com aplicação de medidas voltadas para a segurança do trabalho e redução do risco de acidentes. 
  • Investimento em capacitação continuada, através de cursos, palestras ou treinamentos, com foco em aprimoramento profissional.
  • Investimento em benefícios para os funcionários, tais como: vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico ou seguro de vida, quando for viável financeiramente.
  • Adotar medidas que visem estabelecer regras de compliance corporativo eficiente para a resolução de conflitos ou solução de problemas de relacionamento entre membros da equipe.
  • Pautar as ações internas na ética e na transparência.
  • Cumprir rigorosamente todas as obrigações trabalhistas estabelecidas pela legislação. 
  • Adoção de medidas de redução do impacto ambiental relacionado à atividade da empresa (reaproveitamento de materiais, digitalização de documentos, redução das emissões de carbono, reuso de água, investimento em tecnologia para geração de energia limpa e renovável).

Princípios básicos da RSC

  1. Transparência – A empresa não pode ocultar informações relevantes que possam afetar partes interessadas com quem mantenha algum tipo de relação de negócios.
  2. Respeito aos interesses dos stakeholders –  A empresa deve cultivar um bom relacionamento com seus stakeholders, através da comunicação clara, honesta e objetiva. 
  3. Accountability – A empresa deve assumir a responsabilidade pelas consequências de suas ações ou decisões.
  4. Ética – As ações devem ser baseadas na ética, com correção, honestidade, integridade.
  5. Respeito pelo Estado de Direito – Cumprimento correto e integral das determinações legais.
  6. Respeito às Normas Internacionais – A empresa não deve ignorar tratados internacionais, acordos ou normas de conduta. 
  7. Respeito aos Direitos Humanos – Valorização, defesa, reconhecimento e ações em conformidade com as normas universais de direitos humanos.

Benefícios da RSC

Empresas comprometidas com a Responsabilidade Social têm suas marcas valorizadas no mercado, com maior reconhecimento e valorização, tanto por parte consumidores, com maiores índices de satisfação de clientes, quanto de investidores. Além disso, tal compromisso faz com quem a empresa desperte maior interesse de talentos reconhecidos no mercado, tendo assim vantagem na competição pela contratação dos melhores profissionais. Há também uma significativa redução do risco jurídico, como por exemplo, com ações judiciais movidas contra a organização. 

Rosi Castro Lima Pena Advogados e a RSC

Nós acreditamos na Responsabilidade Social Corporativa. Por isso, investimos constantemente em medidas que proporcionem o estabelecimento de relações positivas com nossos stakeholders. Além disso, estamos prontos para auxiliar nossos clientes na implementação das normas ESG em suas organizações, através de orientação para elaboração de medidas estratégicas de governança interna, com foco na Responsabilidade Social Corporativa. 

Fontes:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/5-temas-indispensaveis-para-o-estudo-do-direito-corporativo/
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/5_Responsabilidade%20Social%20Corporativa%20como%20estrategia%20para%20o%20Desenvolvimento%20Sustentavel.pdf
https://www.anefac.org/post/qual-a-diferen%C3%A7a-entre-esg-e-responsabilidade-social-corporativa-rsc
https://mgnconsultoria.com.br/responsabilidade-social/
https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/comunicacao/como-garantir-a-responsabilidade-social-corporativa/#:~:text=A%20responsabilidade%20social%20corporativa%20%C3%A9,ao%20seu%20ambiente%20de%20neg%C3%B3cios.

Compartilhe nas Redes Sociais